quinta-feira, 24 de julho de 2014

Quem é você, Alasca? - John Green


   Quem é você, Alasca? Qual capa? duvida cruel, porque as duas são extremamente perfeitas e maravilhosas, tudo de lindeza existe aqui. Enfim, boa tarde leitores do meu mundo, ops que exagero, do meu país, vou colocar pra vocês um pouco sobre o que eu achei desse livro do John Green e aproveitar o post falar sobre o projeto Recriando Alasca que a editora WMF Martins Fontes proporcionou para nós leitores.



RESENHA

   Miles Halter é um garoto sozinho e que leva uma vida medíocre, mora na Flórida e tem como paixão colecionar últimas palavras de pessoas famosas ou até mesmo anônimas. Cansado de tudo isso, Miles decidi entrar em uma escola preparatória no Alabama, para mudar um pouco sua personalidade e sua vida.
   Ao chegar na faculdade, o garoto conhece Chip Martin (Coronel), Takumi e a garota mais incrível do mundo, Alasca Young. Após quase ser morto por um trote escolar, a vida de Miles muda totalmente e finalmente ele descobre como é beijar na boca, beber, fumar e se consagrar um fora da lei universitário. 
  Após diversos acontecimentos, Gordo (o apelido que Miles ganhou de Coronel), se vê em uma faculdade maravilhosa que apesar de possuir pessoas medíocres, ricas e mimadas, se torna um dos melhores lugares de sua vida mas como nada é de graça, ele começa a se apaixonar pela garota inalcançável e misteriosa e se vê em uma situação de total tristeza e confusão.




OPINIÃO 

   Quem é Você, Alasca? Tem um ritmo de leitura fácil e fluído e seu leitor não percebe o passar das páginas até o momento em que se é visto que o livro já terminou. A explicação para esse ritmo tão acelerado é a inteligencia da escrita do autor e personagens carismáticos, misteriosos e excêntricos. Miles, Coronel, Takumi e Alasca são típicos adolescentes entrado na fase adulta, e com eles o leitor aprende o que se passa na cabeça de alguns jovens e lições importantíssimas para toda a vida.

   É sim, mais um juvenil, sobre transformações, primeiras vezes, etc, típico de John Green, mas gostei foi do lado filosófico. Fala sobre culpa, cicatrizes, responsabilidade, vergonha, mudanças, incertezas, sobre os grandes “talvez” da vida e principalmente sobre seguir em frente.
Quem gosta de refletir sobre a vida, suas surpresas e mudanças, e não se comove ao extremo com supostas situações dolorosas, vai apreciá-lo.
Deixo abaixo um dos pensamentos de Miles:
“Quando os adultos dizem: “Os adolescentes se acham invencíveis”, com aquele sorriso malicioso e idiota estampado na cara, eles não sabem quanto estão certos. Não devemos perder a esperança, pois jamais seremos irremediavelmente feridos. Pensamos que somos invencíveis porque realmente somos. Não nascemos, nem morremos. Como toda energia, nós simplesmente mudamos de forma, de tamanho e de manifestação. Os adultos se esquecem disso quando envelhecem. Ficam com medo de perder e de fracassar. Mas essa parte que é maior do que a soma das partes não tem começo e não tem fim, e, portanto, não pode falhar.”
  O uso de metáforas também é presente no livro e principalmente nos trechos que são trabalhados o amor incondicional, e o carinho humano. Tudo isso é muito válido e incrível mas John também me chamou a atenção por sua intensa pesquisa para compor todo o livro, ela é bastante visível em trechos que se referem a cultura da Flórida e de países mais afastados como a Índia.

Quotes

"Às vezes perdemos a batalha. Mas a farra sempre ganha a guerra."

"Estou cansado . Eu..." eu disse, então ela me interrompeu.
"Pobrezinho do Gordo. Quer que eu me deite na cama para dormir abraçadinha com você?"
" Não é má ideia..."
"NÃO! LEVANTA! AGORA!"

"Então voltei para o meu quarto e desabei no beliche de baixo, pensando que, se as pessoas fossem chuva, eu seria garoa e ela, um furacão."

"Eu sei que ele me perdoa, assim como eu a perdoo. As últimas palavras de Thomas Edison foram: "O outro lado é muito bonito." Eu não sei onde fica o outro lado, mas acredito que seja em algum lugar e espero que seja bonito."


   O projeto RECRIANDO ALASCA foi lançado pela editora WMF Martins Fontes, que trouxe o nosso querido John Green ao Brasil e tiveram a belíssima ideia de recriar a capa do livro `` Quem é voce, Alasca``, ou seja os leitores e desenhistas desse Brasil iriam fazer uma nova capa para o livro, as inscrições foram feitas do dia 09/06 até o dia 04/07, já do dia 10/07 ao dia 18/07 foram feita as votações pelo site recriandoalasca.com.br, onde selecionaram 3 capas enviadas. Que no caso são essas da foto abaixo. No dia 25/07 será divulgada a capa vencedora, que tudo indica que vai ser essa terceira mostrada na foto. O jeito é esperar até amanha agora !!!!! Sorte para os finalistas... 











Nenhum comentário:

Postar um comentário